Eletronic, um estilo viciante

Por em |

Se tem um estilo de música que me arrebata de tal forma, é o eletrônico. Nossa, eu adoro cada batida que esse estilo tem. Segundo o Wikipédia, musica eletrônica é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação.

Tudo começou em 1857, quando Leon Scott, gravou pela primeira vez impressões de som em cilindros revestidos em carbono. Thomas Edison foi mais espertinho e patentiou a idéia como dele, bem estilo copycat. Mas foi Thaddeus Cahill, em 1897, que aprimorou o aparelho que hoje é conhecido como dinamofone, e deu aquele upgrade no projeto de Edison. A partir daí o tal aparelho só foi sendo melhorado por inventores de diversas épocas até chegar na era da fita cassete e dos discos de vinis. Na Segunda Guerra Mundial a tecnologia começou a tomar outras proporções. Logo seria criado o Eniac, o primeiro computador da história, que produzia sons a partir de sequências numéricas. A partir daí o computador tambem foi sendo adaptado e outros instrumentos criados, tudo para facilitar a nossa vida. Porém, em 1980 a musica foi realmente popularizada e explorada, digamos. Até então os arranjos não eram o centro das atenções. A primeira banda a adotar o estilo foi a New Order, seguida por Alphaville, Depeche Mode, Information Society, A-Ha e logo depois, Pet Shop Boys e Erasure.

Dai em diante, a música eletrônica foi se alastrando por todo o mundo e virando sensação em diversos países, que adaptavam tal gênero á festas e comemorações. Outros artistas se entregaram ao eletronic com tanta força, que deu certo. Entre eles estão Björk, Moby, Michael Jackson, Cher, Madonna, Kylie Minogue e diversos DJ’s.

Hoje em dia a musica eletrônica tem muitos sub-gêneros, e a cada dia mais artistas se rendem a esse estilo que é tão inovador. House, Techno, Synthpop, Trance, Dancehall, Disco e tantos outros fazem parte do tão poderoso Electro. Em baladas e raves, esse estilo é obrigatório, pois sem ele, essas festas não são as mesmas. O sub-gênero que gosto menos é o dance putz-putz.. aquele que o Dj Benny Benassi adora produzir.

Mas como a história da música não pára, novos artistas estão aí pra alegrar nossas vidas. Como você pode ver aqui, os mais influentes são Royksopp, Robyn, Kelis, La Roux, Little Boots, Uffie, Goldfrapp, Crystal Castles, entre outros. Sem contar se nem todos só produzem tal estilo. A nova geração está misturando muitos outros generos á musica eletrônica, a fazendo sair do comum. Atualmente, vários artistas, encorporaram a música eletrônica em suas produções, como exemplos temos, Black Eyed Peas, Britney Spears, Beyoncé, Lady GaGa, Mika, Kerli, M.I.A., Cascada, Gossip, David Guetta, Yelle, Justin Bieber e por aí vai.

Nos próximos posts vou fazer alguns reviews de ótimos álbuns de musica eletrônica pra vocês correrem a adotarem esse estilo pra vida de vocês. Até Christina Aguilera, a diva do pop R&B está se rendendo, quem somos nós para não dizer sim a essa maravilha, ein?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...