Será que agora vai??

Por em |

Eu cheguei a contar aqui no blog a minha desastrosa prova de direção, mas como sou brasileiro e não desisto nunca, resolvi fazer todo o procedimento novamente. Mas como sofri o acidente, minha pauta (período em que a pessoa tem que realizar os exames para obter a carteira de habilitação) venceu, tive que dar reinicio no curso e irei ter que refazer os dois testes: teórico e prático.

O teórico é tranquilo. É tudo na base do decoreba né? Mas hoje quero contar para vocês uma das novidades do teste, que agora será eletrônico. Nossa, como assim?? Pois é, os tempos estão mudando e a tecnologia só vem a facilitar nossas vidas.

O Detran estava desde o ano passado tentando informatizar o sistema de provas teóricas e parece que agora em 2012 entrará em vigor aqui em Minas Gerais, já está funcionando perfeitamente em alguns estados desde meados de 2003. O tal sistema eletrônico está chegando aos poucos na nossa terrinha do chão vermelho, mas já conquistou muitos por não necessitar do típico papel e caneta.

Para quem não conhece ainda, funciona assim: o candidato (oi?) responde todas as perguntas em um computador e num teclado especial onde consta as opções necessárias para responder tais questões. Além de mais rápido e é bem interativo e prático, sendo que finalizado o processo, o resultado sai na mesma hora permitindo assim um alivio ao futuro motorista. Abaixo tem um vídeo de como o mini-teclado funciona.

Atualmente, os candidatos realizam um teste teórico de 30 questões cujos conteúdos são legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente. As questões das provas são geradas por sorteio aleatório provenientes de um banco com mais de 1.000 questões distintas.

Uma das vantagens da prova eletrônica, é que o antigo método de realizar os testes em turmas seria extinto, já que com com o auxílio do computador, o aluno poderá fazer sua prova a qualquer hora e qualquer dia, já que o seu uso é individual.

Bom, espero que esse sistema seja implantado aqui no buraco na cidade onde moro logo, porque eu me atrapalho todo com gabaritos e acabo ficando nervoso com muita movimentação na sala onde a prova está sendo aplicada.

Para quem acha que não está preparado para o exame, basta pedir algumas provinhas na sua auto escola, ou arriscar nos simulados online. Eu sempre vou bem neles, e o resultado também é imediato. É bom memorizar algumas questões porque uma vez ou outra elas caem na prova.

Bom, é isso. Vou indo…

ATUALIZANDO
Fiz a prova teórica e passei (novamente) \O/
Agora é só marcar o teste prático!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...