Como fazer óleo Full Spectrum?

Na busca por tratamentos alternativos e naturais, muitas pessoas têm se interessado pelo uso do óleo de canabidiol (CBD) para aliviar sintomas de diversas condições médicas. Neste artigo, você aprenderá a fazer o óleo Full Spectrum em sua própria casa, usando utensílios comuns.

O que é um óleo Full Spectrum?

O óleo Full Spectrum é um extrato da planta de cannabis que contém não apenas CBD, mas também outros compostos naturalmente presentes na planta, como terpenos e flavonoides. Esses componentes atuam juntos no chamado “efeito entourage”, potencializando os benefícios terapêuticos do CBD. O resultado é um produto completo, rico em propriedades medicinais e com menor risco de efeitos colaterais.

Materiais e ingredientes necessários

Para fazer seu óleo Full Spectrum em casa, você precisará dos seguintes materiais e ingredientes:

  • Planta de cannabis rica em CBD;
  • Óleo base (óleo de coco ou azeite de oliva);
  • Um frasco de vidro escuro com tampa;
  • Uma panela esmaltada ou uma panela elétrica;
  • Filtro de café ou pano de algodão;
  • Termômetro culinário;
  • Colher de pau ou espátula de silicone.

Passo a passo para a produção do óleo Full Spectrum

A seguir, você conhecerá os principais passos para fazer seu próprio óleo Full Spectrum de maneira simples e segura.

1. Preparação da planta

O primeiro passo é preparar a planta de cannabis que será utilizada na extração do óleo. Use uma tesoura para cortar cuidadosamente as flores e folhas da planta, garantindo que nenhum elemento indesejado seja misturado ao material vegetal. Em seguida, triture bem as flores e folhas em pedaços pequenos usando um liquidificador ou mixer.

2. Decarboxilação

Antes de prosseguir com a extração, é necessário realizar a decarboxilação da planta. A decarboxilação é o processo pelo qual o THC-A presente no material vegetal se transforma em THC, o principal componente psicoativo da cannabis. Coloque a planta triturada em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 115°C por aproximadamente 45 minutos a 1 hora, mexendo ocasionalmente para garantir uma decarboxilação uniforme.

Leia também:  As melhores marcas de canabidiol no Brasil: uma análise das principais opções

3. Extração do óleo

Após a decarboxilação, coloque o material vegetal em uma panela esmaltada ou elétrica e adicione o óleo base escolhido (óleo de coco ou azeite de oliva). Misture bem o material vegetal com o óleo, garantindo que todos os pedaços estejam completamente cobertos pelo óleo.

Aqueça a mistura em fogo baixo, mantendo a temperatura entre 80°C e 100°C. Utilize um termômetro culinário para monitorar a temperatura e certificar-se de que não ultrapasse esse limite, evitando assim a perda de compostos benéficos. Deixe a mistura cozinhar por 3 a 4 horas, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau ou espátula de silicone.

4. Filtração

Depois de cozinhar a mistura por algumas horas, deixe-a esfriar até atingir temperatura ambiente. Em seguida, despeje a mistura em um filtro de café ou pano de algodão posicionado sobre uma tigela ou jarra de vidro, separando o óleo dos resíduos sólidos da planta. Pressione bem o material vegetal com o auxílio de uma colher ou espátula para extrair o máximo de óleo possível.

5. Armazenamento

Transfira o óleo filtrado para um frasco de vidro escuro com tampa, preferencialmente âmbar ou azul, para proteger o conteúdo da luz e preservar suas propriedades terapêuticas. Guarde o frasco em local fresco e seco, longe da luz direta do sol e de fontes de calor.

Dicas importantes para um óleo Full Spectrum eficiente

Para obter um óleo Full Spectrum de qualidade, siga as dicas abaixo:

  • Utilize uma variedade de cannabis rica em CBD e com baixo teor de THC, para obter um óleo com maior concentração de compostos medicinais e menor efeito psicoativo;
  • Faça a decarboxilação corretamente, seguindo as orientações de temperatura e tempo mencionadas acima;
  • Escolha um óleo base adequado, como o óleo de coco ou azeite de oliva, ambos apresentam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que complementam os benefícios do CBD;
  • Monitore a temperatura durante todo o processo de extração e mantenha-a sempre entre 80°C e 100°C;
  • Armazene o óleo em um frasco de vidro escuro, protegendo-o da luz e garantindo maior durabilidade do produto.

Ao seguir essas orientações e o passo a passo detalhado neste artigo, você será capaz de produzir seu próprio óleo Full Spectrum de forma simples e eficiente. Assim, poderá desfrutar dos benefícios terapêuticos deste produto natural no conforto de sua casa.

Leia também:  O que é Cannabis? Tudo que você precisa saber